quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Cordon Bleau e legumes confitados




Olá pessoal,

venho hoje com uma receita dupla, inspirada no programa que eu vi do Diário do Olivier: cordon bleau (frango empanado recheado com queijo) e legumes confitados!

Fiz o frango em dois dias diferentes, de maneiras diferentes e ficaram bons do mesmo jeito! Vou passar uma receita só e no modo de preparo explico:

Cordon Bleau genérico

Ingredientes:

Filé de peito de frango
Fatias de queijo mussarela ou queijo brie ou o que você preferir
Manjericão
Sal e pimenta do reino à gosto
Farinha de trigo para empanar
1 ovo batido com sal para empanar
Farinha de rosca para empanar
Azeite para fritar (ou assar!)

Modo de preparo:

Abra os filés de frango tipo uma borboleta, deixando um lado unindo o filé. Se não conseguir, pode fazer como eu fiz com um filé fininho e dobrei ao meio (neste caso, usei um palito de dente para prender o filé).
Tempere com sal e pimenta. Recheie com a fatia de queijo e folhinhas de manjericão. Feche o frango, passe-o na farinha, depois no ovo batido e por último na farinha de rosca. Aí vem as duas opções: na receita original, fritar o frango no azeite, com fogo baixo, deixando o frango tipo uns 5 a 7 minutinhos de cada lado, para cozinhar bem, derreter o queijo e ficar com a casquinha crocante. Da segunda vez, resolvi colocar azeite numa forma, coloquei o frango, joguei um pouco de azeite por cima e levei ao forno para assar, por uns 15 a 20 minutos, não deixando de virar o frango no meio do cozimento para que ficasse dourado dos dois lados. O sabor fica ótimo, o manjericão dá um toque e o azeite também!



Para acompanhar, também me inspirei no mesmo programa e fiz os legumes confitados:

Ingredientes:

1 berinjela cortada em fatias
1 abobrinha cortada em fatias
2 tomates cortados em fatias
Tomilho à gosto
Sal e pimenta do reino à gosto
Cebola picadinha (peguei 1/2 cebola que já estava picadinha)
Azeite o quanto bastar

Modo de preparo:

Em um refratário, coloquei um pouco de azeite e fui colocando na diagonal 1 fatia de cada legume, até completar todo o refratário. Temperei com sal, pimenta, tomilho e cebola, reguei com bastante azeite, cobri com papel alumínio e levei ao forno por uns 30min, ou até que os legumes estivessem desmanchando (dica: fatias finas para acelerar o processo). Prontinho!! Um acompanhamento bem leve e saudável, além de gostoso e fácil de fazer!



Espero que gostem e inté!

Nível de paciência: baixo, porque não precisa ficar aguardando nada temperar, pegar gosto, é uma comida prática!
Referências: Diário de Olivier

Nenhum comentário: